Penúltima edição do ano, e ainda temos muito pela frente!

Chegamos à edição de setembro do nosso jornal, a penúltima do ano, e aqui abordaremos uma série de atividades realizadas ao longo do ano – atividades essas que ainda não acabaram. Ainda temos muito por fazer!

 

Compromisso com a seriedade

A terceira edição do Jornal da SBCOC nos revela como foi o XIV Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Mostra que além das atividades científicas, esse grande evento teve inserido nada menos que o TECOC. Aos novos membros damos as boas-vindas!

 

 

Inovação

Planejamento e uso de sistema de GPS nas artroplastias de ombro

A realização de próteses de ombro tem crescido exponencialmente nos últimos anos, sendo que a prótese reversa tem ganhado mais espaço na nossa realidade. O lado negativo deste aumento de volume cirúrgico é que as complicações estão crescendo e, consequentemente, o número de reoperações também.

[+] Leia artigo completa

 
Normativa

Resolução do CFM que disciplina a prescrição de materiais implantáveis, órteses e próteses

Um dos maiores e mais desgastantes conflitos no exercício da ortopedia tem sido ao longo dos anos a imposição do uso de materiais de implante ou de uso em técnicas cirúrgicas, feita pelos planos de saúde, contra qualquer poder de decisão do médico responsável pelos procedimentos.

[+] Leia artigo completo

 

HISTÓRIA

1992-2022: os 30 anos do IBSES

Por Osvandré Lech

O ano de 1992 foi de grande atividade institucional para o icônico Charles Neer. Com o suporte dos principais cirurgiões da especialidade e das sociedades de ombro e cotovelo constituídas na época – dentre elas o Comitê de Ombro e Cotovelo da SBOT, que viria a se chamar de SBCOC a partir de 1998 – Neer estabelece o Journal of Shoulder and Elbow Surgery, o nosso JSES, principal fonte bibliográfica deste então.

 

Destaque SBCOC

Esse texto está repleto de emoção

Por Flávio França

Quando fui procurado pelos amigos Luis Alfredo e Flávio França para escrever um artigo para o Jornal da SBCOC em homenagem a meu amado pai, Carlos Alberto Petersen de Sant’Anna, fui tomado por emoção e saudade.

 

 

EVENTOS SBCOC

Congresso Brasileiro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo – CBCOC

A Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC) realizou o XIV Congresso Brasileiro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo (CBCOC), no Hotel Wish Serrano Resort, localizado em Gramado (RS), entre os dias 18 e 20 de agosto de 2022. Foi mais um grande evento da nossa sociedade, onde tivemos novamente a oportunidade de realizar um Congresso Brasileiro presencial, sendo o primeiro pós-pandemia e ocasião de comemoração dos 34 anos da SBCOC.

[+] Confira na íntegra, clique aqui

 

Confraternização e troca de experiências fizeram parte do XIV CBCOC

Não é apenas ciência que se faz nos Congressos. O evento é uma ótima oportunidade para confraternizar, trocar experiências e conhecer novas pessoas. Em Gramado não foi diferente. Talvez o frio até tenha colaborado para manter as pessoas próximas nos ambientes do Congresso. Para quem não conhecia Gramado, o pacote foi completo: Festival de Cinema e temperatura próxima a zero!

[+] Confira na íntegra, clique aqui

A riqueza do conteúdo internacional na grade científica do XIV CBCOC

Não é apenas o convite aos colegas de fora do Brasil para dar aulas que torna um congresso internacional, mas o real envolvimento deles e as possibilidades para discussão dos temas, permitindo a verdadeira troca de conhecimento e experiências. Em Gramado foi assim. A participação dos Drs. Graham King e George Athwal engrandeceram e enriqueceram a experiência dos congressistas, permitindo espaço para perguntas, discussões, dicas e socialização.

[+] Confira na íntegra, clique aqui