CONGRESSO SBCOC

 

A riqueza do conteúdo internacional na grade científica do XIV CBCOC

Por Carina Cohen

Não é apenas o convite aos colegas de fora do Brasil para dar aulas que torna um congresso internacional, mas o real envolvimento deles e as possibilidades para discussão dos temas, permitindo a verdadeira troca de conhecimento e experiências. Em Gramado foi assim. A participação dos Drs. Graham King e George Athwal engrandeceram e enriqueceram a experiência dos congressistas, permitindo espaço para perguntas, discussões, dicas e socialização.

Com vasta experiência em cotovelo, Dr. King trouxe sua visão como cirurgião de mão nas abordagens de diversos temas, como artroscopia na osteoartrite do cotovelo, artroplastia da cabeça do rádio, acesso lateral paraolécraniano nas artroplastias totais, acessos cirúrgicos nas fraturas do úmero distal. Nos trouxe uma compreensão sobre o que mudou nos últimos 10 anos e falou um pouco sobre sua visão da cirurgia de ombro e cotovelo no Brasil:

“As apresentações, mesmo que algumas em português e eu não entendo, foram de alto nível acadêmico e fiquei muito bem impressionado com as pessoas que estavam aqui falando de pesquisas sobre ombro e cotovelo. Para mim, que principalmente faço cirurgia do cotovelo, fiquei animado com a quantidade de interessados em cotovelo e a quantidade de pessoas que estiveram nas aulas, o que não é comum nos congressos”, diz Dr. Graham King.

Clique aqui e assista a entrevista com Dr. Graham King

Por sua vez, Dr. George Athwal compartilhou rico conteúdo sobre o manejo do tendão do m. subescapular, patologias da escápula, deu dicas de fixação e de como evitar a fratura do acrômio nas abordagens das fraturas da escapula. Trocou experiências com a plateia sobre as falhas na cirurgia de Latarjet, a qual chamou de “Superman of the Shoulder”, e ainda abordou o tema “lateralização da prótese reversa do ombro”, afirmando sobre sua importância, mas não absoluta necessidade, se levarmos em consideração a biomecânica, o centro de rotação e o offset umeral buscando a tensão ideal do m. deltóide.

Houve uma grande troca de conhecimento e didática, além de estarem super disponíveis durante todo o evento e expressando a alegria de estarem no Brasil.

O modelo de ensino online à distância em tempo real trazido pela pandemia também foi aproveitado nesse congresso, ampliando as apresentações internacionais com a participação dos Drs. Ivan Wong, Roger Van Riet e Adam Watts, que falaram respectivamente sobre reconstrução artroscópica das perdas ósseas da glenóide; avanços no diagnóstico e tratamento das patologias do bíceps distal e Instabilidade do cotovelo.

Grande oportunidade de aprendizado e trocas de conhecimento para os que estiveram em Gramado! CHEERS!