Compromisso com a seriedade

ILDEU ALMEIDA

A terceira edição do Jornal da SBCOC nos revela como foi o XIV Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Mostra que além das atividades científicas, esse grande evento teve inserido nada menos que o TECOC, organizado pela Comissão de Ensino e Treinamento e realizado de maneira primorosa por seus membros, bem como pelos representantes de todos os Serviços credenciados. O que se viu foi a manutenção do compromisso com a seriedade e a doação voluntária de todos os envolvidos. Aos novos membros damos as boas-vindas!

Em Gramado, as temperaturas despencaram abaixo de zero, permitindo a degustação de um bom vinho com amigos e a harmonização com os pratos típicos da região. Apesar do frio, na tarde de sábado, os inscritos demonstraram suas habilidades em jogos de tênis e beach tennis.

Você também poderá se inteirar sobre a mais nova Resolução do CFM acerca dos implantes ortopédicos. A definição das novas regras teve a importante participação da SBOT na gestão do Ex-Presidente Glaydson Gomes Godinho e sua comissão de defesa profissional. Não deixe de ler os principais artigos elencados na Nota do Editor.

Para aqueles que estão imersos no planejamento 3D, há uma matéria atual e estimulante.

As comissões da SBCOC retomaram os trabalhos após a pandemia e um resumo das atividades propostas e executadas está na página 17 dessa edição.

Na coluna Destaque da SBCOC é feita uma emocionante homenagem ao Dr. Carlos Alberto Sant’Anna pelo seu filho, Carlos Alberto Sant’Anna Filho. Sua trajetória e exemplo deixarão saudades!

Por fim, a tradicional matéria sobre a História da Cirurgia do Ombro e Cotovelo, escrita por esse ícone chamado Osvandré Lech, nos conta sobre os 30 anos do International Board of Shoulder and Elbow Surgery (IBSES).

Como pode se ver, nosso jornal coloca o associado da SBCOC a par do que está ocorrendo na cirurgia do ombro no Brasil e no Mundo.

Boa leitura!