CEC - Comissão de Educação Continuada

 

Ações realizadas

• Programa de educação continuada com foco nos estagiários (R4) dos serviços de formação credenciados, tendo sido realizados 3 eventos científicos no modo online, em um total de 5 durante esse ano.

• Gestão e organização do Congresso Luso Brasileiro e Norte Nordeste de Cirurgia de Ombro e Cotovelo realizado em março, em Maceió (AL), com a composição da grade científica.

• Gestão e organização do Congresso Brasileiro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo, que foi realizado em agosto, na cidade de Gramado (RS), com a composição da grade científica.

• Confecção de toda a grade científica do Dia da Especialidade - Ombro e Cotovelo - durante o Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, que ocorrerá na cidade de Florianópolis (SC), em novembro.

Coordenação dos cursos itinerantes promovidos pela SBCOC por todo o Brasil, já tendo sido realizados eventos em São Luís (MA) e Natal (RN).

 

COMISSÃO DE PUBLICIDADE E MARKETING (COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL)

 

REGIONAL CENTRO-OESTE

Durante o ano, a grande preocupação da regional foi conhecer a realidade do especialista em ombro e cotovelo dentro da região, traçando assim um diagnóstico e consequentemente um planejamento, visando a aumentar a participação do membro em atividades desenvolvidas pela SBCOC em nível nacional.

 

REGIONAL SUDESTE

A regional participou diretamente na organização e realização do curso internacional de artroplastia, ocorrido em setembro no Rio de Janeiro, que contou com a presença de membros SBCOC de todo o brasil, e também teve como destaque a participação virtual ao vivo de dois convidados internacionais (Dr. Joseph Zuckerman (USA) e Dr. Giuseppe Porcellini (Itália).

 

COMISSÃO DE ENSINO E TREINAMENTO

Esse ano, a Comissão de Ensino e Treinamento (CET) organizou o 6º TECOC durante o Congresso Brasileiro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo (CBCOC), em Gramado (RS).

Esse ano, a comissão também discutiu e aprimorou o regimento interno da CET. 

Além disso, a CET está instituindo o programa de intercâmbio de residentes, que vai ser uma forma de tentar suprir o déficit que algum serviço possa vir a ter na formação, em algum tipo de doença ou algum tratamento que é indisponível no local onde o especializando está. É uma oportunidade do residente poder visitar outro serviço durante um período do ano, por um período de duas semanas, e vamos iniciar neste final de ano.

Por último, lançamos uma pesquisa, que os membros da SBCOC já devem ter recebido. Incentivamos todos a responder, para fazermos um panorama de como é o aprendizado e a experiência dos cirurgiões de ombro e cotovelo pelo país.

Todas estas ações têm o intuito de melhorar o credenciamento e o ensino dos nossos residentes.

 

REGIONAL NORTE NORDESTE

A SBCOC Regional N/NE realizou com sucesso seu maior evento regional do ano, o XIII Congresso Norte Nordeste de Cirurgia do Ombro e Cotovelo e o I Congresso Luso-Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, nos dias 24 a 26 de março em Maceió (AL), com participação de nomes expressivos da ortopedia brasileira e portuguesa.

Avançamos com eventos de integração da SBCOC Regional N/Ne: o Curso Itinerante de Campina Grande (PB) e o Curso Itinerante de Teresina (PI). Da mesma forma, recepcionamos dois eventos da SBCOC Nacional: o Curso Itinerante de São Luís (MA) e o Curso Itinerante de Natal (RN), bem como apoiamos eventos locais de interesse científico do associado.

Em consonância com a SBCOC Nacional, nossa Regional marcou presença importante no maior evento anual de nossa sociedade, o XIV CBCOC em Gramado (RS), em agosto deste ano. Continuamos trabalhando na programação do próximo ano e atuando no apoio aos colegas da nossa regional.

 

COMISSAO DE DEFESA PROFISSIONAL

Esta comissão trabalhou junto aos associados dando suporte nas demandas envolvendo questões profissionais, onde o especialista encontrou questionamentos em relação a suas condutas. Foram debatidas formas de valorização dos honorários no sentido de torná-los mais homogêneo em nosso país.