CONGRESSO SBCOC

 

Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo – CBCOC

Por Alessandro Ulhoa

A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo (SBCOC) realizou o XIV Congresso Brasileiro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo (CBCOC), no Hotel Wish Serrano Resort, localizado em Gramado (RS), entre os dias 18 e 20 de agosto de 2022. Foi mais um grande evento da nossa sociedade, onde tivemos novamente a oportunidade de realizar um Congresso Brasileiro presencial, sendo o primeiro pós-pandemia e ocasião de comemoração dos 34 anos da SBCOC.

No dia 17 de agosto, um dia antes do início do congresso, houve o 6° TECOC (Título de Especialista em Cirurgia de Ombro e Cotovelo), com participação de 101 candidatos e 61 examinadores representando a maior parte dos serviços credenciados, além de dois observadores da Sociedade Portuguesa de Ombro e Cotovelo que acompanharam a execução de toda a prova.

 

Números do CBCOC

- 846 inscritos

- 135 temas livres, sendo 45 apresentados por via oral e 90 E-pôsteres

- 48 apresentações orais

- 3 apresentações de destaque (aprendendo com os ex-presidentes)

- 10 conferências internacionais presenciais

- 6 palestras internacionais virtuais

- 3 workshops

- 12 mesas redondas

 

Foram três dias de intensa discussão em altíssimo nível e apresentação de várias aulas divididas, que foram divididas em três salas, as quais receberam os nomes dos nossos ex-presidentes: Sérgio Checchia, Paulo Sergio dos Santos e Osvandré Lech. Uma bela homenagem em vida a esses três grandes nomes da nossa sociedade.

Nesse congresso, contamos com a presença dos convidados internacionais, os canadenses Dr. George Athawl e Dr. Graham King, além de várias palestras internacionais que foram apresentadas virtualmente pelos renomados convidados: Dr. John Tokish, Dr. lvan Wong, Dr. Jean Kany, Dr. Bassem Elhassan, Dr. Roger Van
Riet e Dr. Adam Watts.

Foi mais um congresso de completa imersão nas doenças do ombro e cotovelo com oportunidade de aprendizado para todos, além claro da possibilidade de reencontrar os amigos. Gramado deixará saudades e a esperança de novo encontro no 8° Closed Meeting, que será realizado em 2023 em Brasília (DF).