Chegamos à metade do caminho

Passaram-se seis meses desde que a nova diretoria da SBCOC assumiu a gestão de 2022. Cada um que integra esta diretoria tem se dedicado todos os dias neste compromisso – e podemos ver os resultados que esta dedicação tem nos proporcionado.

 

Uma edição recheada de conhecimento

Nessa segunda edição do Jornal da SBCOC, temos uma variedade de matérias interessantes e que tornam o nosso principal veículo de comunicação equilibrado e atrativo para o associado.

 

 

Inovação

Realidade virtual mista na cirurgia do ombro

A tecnologia digital, ao longo dos últimos anos, vem revolucionando os sistemas de saúde com o desenvolvimento de novas técnicas para diagnóstico e terapias. Essas soluções digitais estão mudando a prática médica com um potencial tecnológico disruptivo nas mais diversas áreas médicas, particularmente na cirurgia.

[+] Leia artigo completa

 
Normativas

Telemedicina

O Conselho Federal de Medicina publicou a Resolução 2.314/2022, no dia 5 de maio do corrente ano, defi¬nindo e regulamentando a teleme¬dicina como forma de serviços mé¬dicos mediados por tecnologias de comunicação.

[+] Leia artigo completo

 

HISTÓRIA

Charles Rockwood ensinou a todos nós

Por Osvandré Lech

Poucos educadores causaram tanto impacto na ortopedia brasileira como Charles Adelbert Rockwood (1929- 2022). Os seus livros clássicos (“Frac¬tures”, na 11ª edição, e “The Shoulder”, na 6ª edição) estão presentes desde as empoeiradas estandes de biblio¬teca até no app “Arquivos” do smar¬tphone. Rockwood veio seis vezes ao Brasil fazer o que mais gostava – pa¬lestrar, discutir, ensinar, sugerir, brindar, tomar caipirinha, tragar um cubano, conviver e ser feliz!

 

Destaque SBCOC

Cirurgia do ombro, minha vida profissional

Por Sérgio Luiz Checchia

Antes de tudo, queria agradecer a SBCOC pelo con¬vite de escrever um pouco de minha trajetória dentro de nossa especialidade. Sociedade que tive a honra de ser um dos membros fundadores, em 1988, durante o Congresso de Brasília – fundação esta que ocorreu embaixo de uma pequena escada externa do centro de convenções.

 

Lições do meu pai

Por Caio Checchia

Foi-me dada a honrosa oportunidade de escrever al¬gumas palavras sobre meu pai, Sergio Checchia. Creio que grande parte dos leitores deste jornal conhece sua vida acadêmica e profissional há mais tempo e, prova¬velmente, em mais detalhes do que eu. Por isso, decidi focar em aspectos um pouco mais pessoais e gostaria de compartilhar alguns ensinamentos que ele me passou.

 

 

CONGRESSO SBCOC

XIV CBCOC à vista

O tão esperado XIV Congresso Brasileiro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo (CBCOC) acontecerá entre os dias 18 e 20 de agosto de 2022, no Hotel Wish Serra¬no Resort, localizado na agradável cidade de Gramado (RS), a duas horas de Porto Alegre.

[+] Leia artigo completa

 
PANORAMA CIENTÍFICO

Beach tennis: uma nova febre

O beach tennis, ou tênis de praia, é um dos esportes que mais cresce em nosso país e, segundo a ITF (Fe¬deração Internacional de Tênis), o Brasil é a segunda maior força do mundo neste esporte, atrás apenas da Itália – país criador da modalidade.

[+] Leia artigo completo

 

EVENTOS SBCOC

FIQUE POR DENTRO DOS EVENTOS QUE ACONTECERAM!

[+] Confira na íntegra, clique aqui