Metade da trajetória concluída!

Após seis meses de gestão da diretoria 2023 da SBCOC, o sentimento é de satisfação e positivismo por tudo que realizamos até aqui, e a trajetória que está sendo construída. Cada integrante desta diretoria vem se dedicando na missão e responsabilidade de dirigir a Sociedade, e se empenhando cada vez mais a fazer a entidade crescer. Novas Comissões foram criadas, no intuito de abranger cada vez mais áreas da nossa especialidade.

 

Jornal da SBCOC: Avanços científicos, conhecimento e comunicação efetiva

Olá, pessoal! Preparados para mais uma edição do Jornal da SBCOC? Esta vem recheada de informações interessantes, ciência, uma entrevista especial e a agenda para o próximo semestre!

 

 

Inovação

TRATAMENTO DA LUXAÇÃO GLENOUMERAL ÂNTERO INFERIOR ATRAVÉS DA ESTABILIZAÇÃO ANTERIOR DINÂMICA COM O CABO LONGO DO BÍCPES

A instabilidade traumática crônica é uma patologia comum da articulação glenoumeral. Na presença de defeito ósseo da glenóide, acima de 13% a técnica de bloqueio ósseo é o método de escolha. Nos casos de defeitos ósseos abaixo, 13% a indicação ainda é controversa. Mesmo as transferências ósseas sendo consideradas ideais, o risco de complicação ainda é alto, variando de 16 a 30% segundo a literatura.

[+] Leia artigo completa

 
COMISSÕES SBCOC

Neste ano, novas Comissões foram montadas para suprir demandas e aumentar a participação dos associados na SBCOC. Abaixo um resumo das principais atividades de algumas dessas novas Comissões e das já tradicionais CET e CEC.

[+] Leia artigo completo

 

Dica SBCOC

NÃO EXISTE MAL-ENTENDIDO – DICAS DE COMUNICAÇÃO NA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE

Para esta edição do Jornal da SBCOC, resolvi entrevistar a profissional de comunicação Karina Maia e, apesar de imaginar que sabia boa parte do que ela nos revelaria, devo dizer que me surpreendi com a simplicidade do que podemos fazer, das consequências de não exercer uma comunicação minimamente persuasiva com o paciente e das vantagens tangíveis e intangíveis de colocar tudo em prática.

 

ARTIGOS

RESULTADOS CIRÚRGICOS E COMPLICAÇÕES APÓS RECONSTRUÇÃO DO TENDÃO DISTAL DO BÍCEPS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE

A literatura e a prática clínica apontam que o tratamento não cirúrgico das lesões crônicas do bíceps distal está associado com dores, cãibras, perda de força muscular e insatisfação para atividades com maior demanda muscular. As técnicas cirúrgicas para reconstrução são baseadas em utilização de enxerto autólogo (ex: semitendíneo) ou homólogo (ex: tendão calcâneo). Na revisão sistemática apresentada (os autores concluíram ser a primeira sobre o tema), formas de enxertia e métodos de fixação do enxerto foram comparadas.

[+] Confira na íntegra, clique aqui

 

MID-TERM COMPARATIVE STUDY BETWEEN THE GLENOID AND HUMERUS LATERALIZATION DESIGNS FOR REVERSE TOTAL SHOULDER ARTHROPLASTY: WHICH LATERALIZATION DESIGN IS BETTER?

As complicações do design medializado convencional para artroplastia total reversa do ombro (RSA) são aumento do notching escapular,diminuição da rotação lateral e do envolvimento do músculo deltoide. Atualmente, o design de lateralização RSA, que evita o notching escapular e melhora a amplitude de movimento livre de impacto, é comumente utilizado. Especialmente, o design de lateralização do úmero foi mais comumente usado, e o design de lateralização da glenoide foi preferido para anormalidades da glenoide.

[+] Confira na íntegra, clique aqui

 

BATENDO O MARTELO

Um novo olhar: legislação restringe o uso das terapias hormonais

A Resolução CFM nº 2.333/2023 adota as normas éticas para a prescrição de terapias hormonais com esteroides androgênicos e anabolizantes de acordo com as evidências científicas disponíveis sobre os riscos e malefícios à saúde, contraindicando o uso com a finalidade estética, ganho de massa muscular e melhora do desempenho esportivo.

 

CALENDÁRIO DE EVENTOS SBCOC

[+] Confira na íntegra, clique aqui