Especialista da SBCOC explica a questão e como evitar problemas

Na última semana, cientistas divulgaram imagens de simulação 3D, as quais mostram como os humanos poderão parecer no ano 3000, em função do uso excessivo de telas, seja de celulares ou computadores.  Entre as características, estão os cotovelos em 90 graus, consequência de essa parte do corpo estar constantemente na posição dobrada para acessar os dispositivos.

Ao usar aparelhos eletrônicos, como smartphones, a pessoa mantém o cotovelo dobrado em uma posição flexionada e, eventualmente, pode comprimir ou estirar os nervos que passam através da articulação do cotovelo, causando dor e formigamento que podem irradiar para a mão. “Muitas pessoas também mantêm os punhos em uma posição fixa enquanto digita e isso pode gerar um estresse extra sobre os músculos do antebraço. Ao esticar esses músculos, pode haver dor no cotovelo e punho, semelhante a dor que ocorre nas tendinites”, explica o presidente da SBCOC (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo), Dr. Luis Alfredo Gomez.

Problema comum é a síndrome do túnel cubital, que atinge parte da articulação por onde passa o nervo ulnar, responsável pela sensibilidade dos dedos anular e mínimo. “O principal sintoma é uma sensação de formigamento que vai do cotovelo até as mãos e, com o tempo, a sensibilidade dos dedos pode ser prejudicada, dificultando ações como digitar ou segurar objetos”, fala o especialista.

Para evitar problemas, o médico recomenda que a pessoa mude de mãos frequentemente ao utilizar o celular por muito tempo, como, por exemplo, quando lê um e-book. “É indicado que, se possível, a pessoa apoie o cotovelo para redistribuir a força. Além disso, para fortalecer os braços, é recomendado praticar esportes e outras atividades físicas que deem força aos membros”, conclui.

 

Assessoria de Imprensa:
Predicado Comunicação

Carolina Fagnani –  carolina@predicado.com.br  – (11) 9 9144-5585 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br – (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Patrícia Soares – patricia@predicado.com.br – (11) 9-9571-7400 WhatsApp