IV Fórum SBCOC 2020

IV Fórum SBCOC destaca os principais projetos para 2020

No dia 08 de fevereiro de 2020, a diretoria, representantes de todos os serviços credenciados do Brasil e membros das comissões da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC) participaram do IV Fórum SBCOC para planejar e discutir os principais projetos em benefícios aos associados. O evento já faz parte do calendário de atividades e é considerado um momento de extrema importância na discussão do futuro da instituição.

Roberto Ikemoto, atual presidente da SBCOC abriu o fórum enfatizando o excelente trabalho que as diretorias anteriores realizaram e garantiu a sequência das atividades que dão certo. “Assumimos a gestão 2020 com o compromisso de manter os projetos e aprimorá-los no que for necessário. Mas é importante reconhecer que só estamos aqui devido ao comprometimento e realizações das diretorias anteriores”, ressaltou.

Para 2020, Roberto Ikemoto ressaltou que a principal meta da SBCOC será o associado oferecendo ferramentas de educação continuada para aprimoramento e atualização. Ele acrescentou também a importância de pensar no jovem cirurgião de ombro e cotovelo que está para ingressar na sociedade. “Por isso convidados os chefes de serviço para participar da nossa discussão. Dessa forma, eles se tornam responsáveis em transmitir o que a SBCOC oferece em prol do especialista em cirurgia do ombro e cotovelo estimulando-os a participar da vida associativa”, explica.

O presidente da SBOT, Glaydson Gomes Godinho, foi convidado a participar do Fórum onde apresentou os projetos da sociedade-mãe para 2020. Glaydson ressaltou a importância da integração dos comitês com a SBOT e destacou a priorização da defesa profissional. Segundo o presidente da SBOT, através de uma administração colegiada e com a participação de todos será possível atender a demanda dos ortopedistas brasileiros: valorização profissional. “Temos o médico ortopedista como centro da nossa atenção”, ressaltou ele.

Integração entre os representantes

Na sequência do Fórum, todas as comissões da SBCOC tiveram seu espaço para apresentar e discutir os trabalhos que têm sido realizados. A Comissão de Prova representada por Luiz Alfredo Gomez Vieira explicou que a prova acontecerá junto ao congresso, em Vitória, no dia 19 de agosto. Na fala da Comissão de Ensino e Treinamento (CET), Eduardo Angeli Malavolta abordou o Regimento Interno e os critérios para credenciamento e descredenciamento dos serviços.

Márcio Cohen, da Comissão de Educação Continuada (CEC) apresentou os projetos que já estão sendo desenhados para 2020. Até o momento, serão seis cursos itinerantes nas cidades de Vitória, Brasília, Manaus, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Natal. Acompanhe a programação nos canais da SBCOC.

Luis Gustavo Prata Nascimento, da Comissão de Temas Livres ressaltou que as inscrições de Temas Livres para o CBCOC 2020 já estão abertas e que o prazo para envio vai até 31 de março. Sandro Reginaldo, da Comissão de Publicidade, Divulgação e Marketing apresentou o novo projeto para um site da Sociedade e Carlos Henrique Ramos, responsável pelo Jornal da SBCOC falou da continuidade do projeto que traz informações sobre a sociedade e seus associados.

Para incitar uma discussão benéfica no desenvolvimento dos residentes, a psicóloga, professora e consultora em Tutoria/Mentoring, Patrícia Bellodi, fez uma palestra com o tema “Conflito de Gerações é um tema atual?”. Em sua apresentação, ela falou sobre a importância da Mentoria e do convívio entre gerações. Sua aula foi aplaudida por todos os presentes que reconheceram a importância desta aproximação do residente no sentido de proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Na segunda parte do Fórum, Osvandré Lech apresentou como a SBCOC está no cenário mundial de Cirurgia do Ombro e Cotovelo e Márcio Cohen já falou sobre os preparativos para o Closed Meeting 2021.

CBCOC: grande momento de educação científica

Jair Simmer Filho, presidente do Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo que acontecerá em Vitória, de 20 a 22 de agosto, falou sobre como estão os preparativos do grande encontro científico da sociedade e ressaltou o comprometimento da SBCOC com uma grade científica de qualidade. Já são seis convidados internacionais confirmados: Christian Gerber, Giuseppe Porcellini, Matthew Provencher, Samuel Antuña, Teru Mihata e Thay Lee. Acompanhe no site: www.cbcoc2020.com.br.