Sobrecarga dos pesos e movimentos incorretos contribuem para surgimento de lesões; SBCOC explica

A prática de atividade física é fundamental para a qualidade de vida, sendo a musculação uma das mais populares quando se trata de promover o bem-estar, desenvolver resistência corporal, perder gordura, diminuir dores musculares, entre outros benefícios. Para quem sente dores nos ombros, por exemplo, – uma das principais queixas nos consultórios ortopédicos -, é indicada para auxiliar no fortalecimento muscular da região. No entanto, o modo como os exercícios são feitos pode atrapalhar ao invés de ajudar.

O ombro é a articulação mais móvel do corpo, com amplitude de movimento em praticamente todas as direções, mas que o torna instável e propenso a algumas lesões quando submetido a movimentos extremos, repetidos e associados ao excesso, explica o ortopedista e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC), Carlos Henrique Ramos.

“O principal cuidado é com a sobrecarga. É muito importante não exagerar nos pesos, realizando o movimento correto e trabalhando corretamente a amplitude do exercício, com a supervisão de um orientador”, fala.

Entre as lesões mais comuns estão as entorses articulares, danos aos ligamentos (estabilizadores das articulações) e as lesões dos tendões ao redor do ombro.

“Realizar movimentos com a sobrecarga e posição correta de pesos vai trazer estabilidade muscular, evitar dores e, principalmente, prevenir lesões que causam dor, desconforto e limitação dos movimentos”, salienta.

O médico lembra, ainda, a importância de manter uma boa postura durante todos os exercícios. “Quem tem dor no ombro normalmente apresenta uma postura incorreta e tende a mantê-la durante os exercícios, podendo reduzir a eficiência”, pontua.

É importante lembrar que a atividade física é uma aliada e não substitui o tratamento para quem sofre de algum problema no ombro. “É sempre importante a avaliação por um especialista, para o diagnóstico e tratamento corretos”, conclui.

Especialista pontua que é muito importante não exagerar nos pesos, realizando o movimento correto e trabalhando corretamente a amplitude do exercício, com a supervisão de um orientador

 

Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo

A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo é uma associação científica de âmbito nacional, sem fins lucrativos, constituída por médicos interessados no estudo das afecções ortopédico-traumáticas das articulações do ombro e cotovelo.

Com 35 anos de existência, a SBCOC atua no incentivo e aperfeiçoamento e difusão dos estudos, conhecimentos, pesquisas e prática de cirurgia de ombro e cotovelo, provendo condições de atualização permanente dos médicos por meio de ensino, pesquisa e educação continuada.

 

Assessoria de Imprensa

Predicado Comunicação

Lilian Rossetti – lilian@predicado.com.br (11) 94470-6660 WhatsApp

Carolina Santaro – carolina.santaro@predicado.com.br (11) 94470-6660

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 97529-0140 WhatsApp

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br (11) 99144-5585 WhatsApp

 

Crédito da foto: Divulgação/Freepik