Dor no ombro e a sensação de falta de força ao levantar algum objeto pode significar uma inflamação dos tendões (tecnicamente chamado de tendinopatia) do ombro (tendões estes chamados de manguito rotador), e pode ocorrer com lesões do manguito rotador. O manguito rotador é o grupo de quatro unidades músculo-tendão que envolvem a articulação do ombro, responsável em estabilizar o úmero, osso que liga o ombro ao cotovelo, e equilibrar os movimentos do ombro.

A tendinopatia do manguito rotador pode estar associada a alguma inflamação, irritação ou até mesmo, em casos mais graves, em uma ruptura destes tendões do ombro. Não existe uma causa específica, ou seja, pode ser multifatorial, e a tendinopatia pode aparecer de forma súbita, após uma queda, ou devido a execução de movimentos repetitivos, seja no trabalho, no dia a dia ou na prática esportiva. O fator envelhecimento também deve ser considerado, pois com o passar dos anos ocorre um enfraquecimento natural dos tendões.

Inclusive, a tendinopatia pode estar acompanhada de outras alterações como inflamação da Bursa (bursite), encurvamento ou calcificação do osso da região do ombro (comum em uma região chamada acrômio) e lesão do tendão do bíceps.

O principal sintoma são as dores que, frequentemente, se localizam na região lateral do ombro irradiando para o braço que pode se agravar com a movimentação do ombro. Em casos mais graves, além da dor o paciente pode perder a movimentação do ombro e sentir uma maior fraqueza. Outro sintoma frequente que aparece quando os tendões do ombro estão inflamados é a dor que aparece na região enquanto estamos dormindo.

Diagnóstico e tratamento

Para um diagnóstico correto, é importante procurar um médico ortopedista especialista em cirurgia do ombro e cotovelo. Na consulta, ele esclarecerá os principais sintomas além de fazer alguns exames no ombro para avaliar o grau de movimento do ombro e se existe alguma perda de força local. Em alguns casos é necessária a realização de exames de imagem como Radiografia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética para confirmar se existe uma lesão e direcionar o tratamento mais adequado.

O tratamento irá depender do grau da inflamação, se existe a presença de lesão e das condições do paciente. São utilizadas medicações anti-inflamatórias, repouso, gelo e tratamento com fisioterapia para aliviar a dor, melhorar o alongamento e fortalecer a musculatura. Esses tratamentos não cirúrgicos são recomendados em casos mais leves. O tratamento cirúrgico só é recomendado dependendo do tamanho da lesão e se o tratamento conservador não surtir efeito entre 3 a 6 meses, ou seja, o paciente continuar com dor.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC) congrega médicos cirurgiões de Ombro e Cotovelo. Para se consultar com um médico filiado à SBCOC, faça a sua busca aqui pelo site em Localize um médico Cirurgião de Ombro e Cotovelo. 

Encontre aqui o médico cirurgião de ombro e cotovelo mais próximo:

ENCONTRAR