O ombro deslocado, cientificamente conhecido como luxação do ombro, é provocado quando a cabeça do úmero (osso da parte superior do braço) se desloca da escápula (osso da parte posterior do ombro) Como o ombro é uma articulação que apresenta uma grande amplitude de movimento, é comum ocorrer a luxação do ombro, ou seja, ele sair do lugar.

Geralmente as luxações do ombro acontecem devido a um traumatismo que lesa as estruturas que mantém os ossos no lugar (ligamentos e tendões), mas existem pessoas que apresentam a articulação mais “frouxa” o que facilita o deslocamento, até mesmo sem um trauma na região.

Quando isso acontece, o primeiro e principal sintoma é uma dor intensa na região, seguido de dificuldade de movimentar o ombro, ou seja, o paciente pode não conseguir levantar o braço para frente, para o lado ou executar outros movimentos, e pode aparecer deformidade na região.

Como tratar a luxação do ombro?

Para avaliar corretamente se houve um deslocamento do ombro, é imprescindível uma avaliação clínica correta que deve ser feita por um ortopedista especialista em cirurgia do ombro e cotovelo. Dependendo da primeira avaliação, o médico poderá pedir exames de imagem para determinar se o ombro se mantém no lugar e se ocorreram outras lesões no local.

Em casos mais leves, o tratamento poderá ser apenas medicamentoso com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios para alívio da dor e tratamento da inflamação que ocorre no deslocamento. Também pode ser recomendado o uso de compressa gelada para aumentar o efeito analgésico.

Em um grande número de vezes é necessário “colocar o ombro no lugar” quando o ombro desloca, fazendo uma manobra para a redução do ombro, que é fazer tração sobre o membro afetado e manipular suavemente o braço para que o ombro recupere sua posição normal. Após isso, é importante imobilizar o ombro deslocado através do uso de uma tipoia, mantendo o braço junto ao corpo.

Quando é necessária a cirurgia?

O tratamento cirúrgico é indicado quando o tratamento conservador não surtiu efeito, quando já ocorreram outros episódios de deslocamento do mesmo ombro e quando acontecem outras lesões associadas (como lesões dos tendões manguito rotador e lesões da parte ligamentar).

Existem várias formas de tratar cirurgicamente o deslocamento do ombro sendo uma delas a realização de uma artroscopia, uma técnica minimamente invasiva que consiste em fazer pequenas incisões de 1 a 2 cm, nas quais são introduzidos uma câmera e instrumentos delicados para a realização do reparo das estruturas danificadas. A artroscopia é rápida e considerada um procedimento simples, mas exige treinamento por parte do médico para realiza-la e atenção do paciente no período pós-operatório. Outras formas de tratar o deslocamento do ombro são realizadas através incisões maiores no ombro deslocado, e muitas vezes é necessário procedimentos que necessitem manipular os ossos da região do ombro para impedir novos deslocamentos desta articulação. A melhor maneira de tratar um deslocamento do ombro é sempre consultar um médico especialista e cirurgia do ombro e cotovelo, que irá retirar todas as dúvidas e explicar sobre o melhor procedimento.

Reabilitação e recuperação pós artroscopia

Na fase de reabilitação, o paciente fica uma média de 4 semanas com o braço imobilizado por uma tipoia para que as estruturas reparadas possam cicatrizar. Após esse período, o paciente começa a fase de reabilitação com exercícios. Inclusive, a SBCOC disponibiliza em seu canal do Youtube uma série com vídeos de reabilitação. CONFIRA AQUI. A volta para as atividades normais e esportivas acontece em torno de 5-6 meses após a cirurgia.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC) congrega médicos cirurgiões de Ombro e Cotovelo. Para se consultar com um médico filiado à SBCOC, faça a sua busca aqui pelo site em Localize um médico Cirurgião de Ombro e Cotovelo.

Encontre aqui o médico cirurgião de ombro e cotovelo mais próximo:

ENCONTRAR