O manguito rotador é um grupo de quatro unidades músculo-tendão que envolve toda a articulação do ombro. As funções do manguito rotador são: estabilizar o úmero – maior osso da parte superior do corpo que liga o ombro ao cotovelo, e permitir a realização de grande amplitude de movimentação da articulação do ombro.

Quando o paciente apresenta uma dor frequente na região, pode ser diagnosticado como uma tendinite aguda reversível até grandes lesões envolvendo todos os músculos e tendões que compõem o manguito rotador.

O que causa a lesão do manguito rotador?

Diversos fatores podem levar a uma dor no ombro e até a uma ruptura dos tendões, que podem ser parciais ou totais. O esforço repetitivo como movimentos de elevação e/ou rotação dos braços em atividades profissionais ou esportivas é uma das causas mais comuns. As lesões também podem ocorrer devido aos traumas e fraturas na região.

Além desses fatores, a lesão do manguito rotador pode acontecer por fatores biológicos como a desgaste natural da região causada pelo envelhecimento ( conhecida como degeneração ), o tabagismo e as tendinites.

O acometimento do manguito rotador pode variar em três estágios:

Fase 1 > Edema, inflamação e hemorragia

Fase 2 > Fibrose e tendinite, com ou sem lesões parciais

Fase 3 > Ruptura completa do tendão, associada às alterações ósseas.

O principal sintoma é a dor no ombro e a sua intensidade dependerá do grau da lesão. A dor geralmente acontece na região ântero-lateral do ombro e face lateral do braço e a intensidade pode ser variável. A maioria dos pacientes se queixa da dor noturna e dificuldade ou incapacidade de deitar-se sobre o lado afetado. Também é comum a perda de força durante a elevação do braço ou a limitação e incapacitação da realização deste movimento.

Diagnóstico e tratamento

No primeiro momento é feito um exame físico com o médico ortopedista especialista em cirurgia de ombro e cotovelo onde são pesquisadas assimetrias, atrofias e deformidades. Também é feita uma avaliação da amplitude dos movimentos com o braço e realização de testes que podem indicar qual região está acometido e sua gravidade. Após esta avaliação primária, podem ser solicitados exames de imagem como a radiografia, a ressonância magnética e a ultrassonografia, com o intuito de confirmar as alterações suspeitas observadas durante a consulta médica.

O tratamento irá depender das condições do paciente e do grau da lesão. Por isso, é importante discutir com o seu médico os benefícios e riscos do tratamento não cirúrgico e cirúrgico.

O tratamento convencional (não cirúrgico) geralmente é indicado paras as lesões iniciais, nas fases aonde não observamos presença de lesão completa do manguito rotador, ou quando o paciente não dispõe de condições clínicas para um procedimento cirúrgico. O uso de anti-inflamatórios, crioterapia (compressa de gelo), repouso e manutenção dos movimentos com

exercícios e alongamentos recomendados pelo especialista. Após a fase aguda da dor, são recomendados exercícios de fortalecimento da região.

Caso o tratamento convencional não seja suficiente ou quando as lesões já apresentam comprometimento completo do manguito rotador, geralmente é recomendado o tratamento cirúrgico. O procedimento pode ser realizado por via aberta convencional, artroscopicamente assistido ou por via totalmente artroscópica. O tratamento artroscópico tem a vantagem de apresentar menor morbidade e menor desconforto no pós-operatório. Mas todas as definições devem ser discutidas com o especialista que irá definir junto ao paciente a melhor opção.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC) congrega médicos cirurgiões de Ombro e Cotovelo. Para se consultar com um médico filiado à SBCOC, faça a sua busca aqui pelo site em Localize um médico Cirurgião de Ombro e Cotovelo.

Encontre aqui o médico cirurgião de ombro e cotovelo mais próximo:

ENCONTRAR