Na condução de reabilitação para os pacientes que realizaram cirurgia do manguito rotador ou que estão em tratamento clínico e que necessitam de orientação, a SBCOC lista as cinco fases para a recuperação pós-operatória. Confira:

  • Primeira fase: Durante as quatro primeiras semanas, o paciente permanece com o ombro completamente imobilizado;
  • Segunda fase: Devem ser realizados exercícios passivos com objetivo de ganho de amplitude de movimento articular durante sessões de fisioterapia, iniciadas após a quarta semana. No dia a dia, o paciente mantém o uso da tipoia para proteger seu ombro e para garantir estabilidade durante o tratamento;
  • Terceira fase: Após a sexta semana é recomendada a prática de exercícios ativos assistidos e ativos livres. Nessa fase é retirada a imobilização.
  • Quarta fase: São reforçados os exercícios ativos resistidos, geralmente realizado com a utilização de pesos para ampliar a força e resistência muscular, e deste modo favorece uma melhor aptidão física e qualidade de vida por facilitar atividades do cotidiano como por exemplo carregar pesos, subir escadas, entre outros.
  • Quinta fase: A partir da 12ª semana de pós-operatório é indicada a realização de exercícios isocinéticos e de coordenação motora.

O retorno do paciente às atividades esportivas ocorre entre quatro e seis meses, dependendo da modalidade esportiva que o atleta pratica e de como o paciente recuperou a força e coordenação durante a reabilitação. Seguir com essas etapas colabora para que o paciente receba suporte adequado a fim de que a recuperação se dê por completo.