A clavícula é um osso longo situado na região anterior do ombro que conecta o membro superior com o esqueleto axial. Com pouca cobertura de tecido gorduroso ou muscular é um osso superficial sendo facilmente visualizado e palpado. Sua exposição e falta de proteção a tornam suscetível a fraturas.

Os principais motivos de ocorrerem fraturas na clavícula são quedas sobre o ombro e trauma direto. Os sinais e sintomas são inchaço, dor, “crepitações” no local da fratura e dificuldade para movimentar o membro.

Sempre que os sinais clínicos sugerem fratura, deve-se realizar radiografias. O tratamento deve ser iniciado o mais breve possível, sendo diferente para cada caso, conforme idade e tipo de fratura. O objetivo é a consolidação óssea que pode ocorrer no tratamento conservador através de imobilização ou em alguns casos apenas com a realização de uma cirurgia.

Quer saber mais sobre o assunto? Baixe nosso e-book por meio do link: https://sbcoc.org.br/wp-content/uploads/2022/04/sbcoc_ebook_5abr.pdf