A região chamada de acromioclavicular compreende uma articulação que se localiza na parte lateral da clavícula, junto ao acrômio (osso que faz o contorno da parte superior do ombro). A luxação acromioclavicular é o deslocamento da clavícula em relação ao acrômio. A lesão acontece geralmente após uma queda sobre o ombro podendo ocorrer na prática esportiva ou em atividades do dia a dia.

Segundo estudo publicado pela RBO – Revista Brasileira de Ortopedia, a luxação acromioclavicular é uma das mais comuns do ombro, ocorrendo principalmente em atividades esportivas que envolvem contato e nos acidentes de trânsito. Ela também ocorre em sua grande maioria, em homens com idade entre 20 e 39 anos.

Diferentemente de outras luxações do ombro e do cotovelo, não é possível fazer uma manobra de redução (colocar no lugar) da luxação acromioclavicular, devido rupturas ligamentares que acontecem nessa luxação. Quando acontece a luxação, ela pode ser classificada em seis subtipos conforme a sua gravidade. As principais diferenças entre os subtipos são classificadas desde apenas um machucado dos ligamentos (tipo I) até a ruptura completa dos ligamentos e deslocamento importante da clavícula.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico deverá ser feito por um médico ortopedista através de um exame físico onde ele avaliará exatamente as possíveis estruturas lesadas. Os exames de imagem também podem ser solicitados para um melhor diagnóstico e para descartar uma possível fratura da clavícula e esses exames auxiliam em entender a gravidade desta luxação.

O tratamento irá depender do tipo de classificação da luxação acromioclavicular e o entendimento da função diária e esportiva de cada paciente. O tratamento não cirúrgico é indicado para os graus mais leves e consiste com a utilização de analgésicos e de um período de repouso com o uso de uma tipoia e fisioterapia.

A cirurgia é indicada quando o paciente apresenta lesões mais graves e pacientes com grande demanda funcional. Existem várias técnicas cirúrgicas que deverão ser avaliadas com o médico ortopedista e cada caso deve ser avaliado separadamente.

A recuperação da luxação acromioclavicular irá depender do tratamento realizado. Nos casos não cirúrgicos é importante a realização de exercícios de reabilitação após o alívio da dor. Os exercícios irão focar no ganho de amplitude e fortalecimento da região. A recuperação total pode levar de 6 até 12 semanas, dependendo do caso.

Após a cirurgia, provavelmente o braço deverá ficar imobilizado com o uso de uma tipoia por um período de até 6 semanas. Após esse período, é necessário realizar um programa de reabilitação.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC) congrega médicos cirurgiões de Ombro e Cotovelo. Para se consultar com um médico filiado à SBCOC, faça a sua busca aqui pelo site em Localize um médico Cirurgião de Ombro e Cotovelo.

Encontre aqui o médico cirurgião de ombro e cotovelo mais próximo:

ENCONTRAR