O segundo dia do XV Congresso Brasileiro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo (23), em Vitória (ES), foi marcado pelo lançamento do Manual de Medicina Regenerativa Ortobiológicos. Editada por Bernardo Terra, Carlos Henrique Ramos, Rickson Moraes e Sandro Reginaldo, a obra traz um compilado das melhores evidências disponíveis, oferecendo uma visão abrangente e crítica das pesquisas mais recentes, técnicas práticas de aplicação e estudos de caso. Associados adimplentes e serviços de treinamento ganharam um exemplar, na ocasião.

Nas atividades da programação científica, o evento contou com mesas redondas simultâneas, que aconteceram em três diferentes salas, além de apresentações de trabalhos científicos.

O CBCOC contou, ainda, com três conferências internacionais, sendo duas delas presenciais, com Joseph Iannotti e Matthew Provencher, e uma virtual, com Felix Savoie.

Iannotti trouxe esclarecimentos sobre as complicações nas artroplastias reversas e como resolvê-las, enquanto Provencher fez análise de como a tecnologia tem melhorado o resultado dos tratamentos. Já Savoie abordou sobre instabilidade medial do cotovelo em atletas e cotovelo rígido.

Após dia intenso de atividades, a Diretoria da SBCOC realizou Assembleia Geral, ocasião em que apresentou a 9ª edição do Closed Meeting, que acontecerá de 7 a 9 de agosto de 2025, no Grand Hyatt Rio de Janeiro (RJ). O local, em reserva biológica, tem capacidade para 400 pessoas.  A programação científica do evento será presidida por Carlos Henrique Ramos e terá Bernardo Terra como presidente da Comissão de Educação Continuada.

Por fim, em candidatura única, apresentada por Arnaldo Amado Ferreira Neto, Alberto Miyazaki e Benno Ejnisman, São Paulo foi eleita como cidade sede do XVI Congresso Brasileiro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo, em 2026. Maior metrópole do hemisfério Sul, recebeu o primeiro CBCOC, em 1996 e, em 2010, Campos do Jordão, no território paulista, também sediou a 8ª edição do evento.

Foto: Cloves Louzada