A dor no ombro é uma das queixas mais comuns em consultas médicas ortopédicas.  Em geral, o desconforto pode decorrer de lesões traumáticas (relacionadas por exemplo a atividades físicas), ou atraumática (normalmente associadas ao envelhecimento de cartilagens e/ou tendões).

Alguns hábitos e posturas adotados no dia a dia podem prejudicar seus ombros, confira os principais erros de postura:

Dormir em cima do ombro: a má postura durante o sono pode causar diversos problemas. Muitas pessoas costumam dormir de lado. Essa posição prejudica a circulação e pode provocar, ao longo tempo, alterações inflamatórias no local.

Usar o computador sem a ergonomia adequada: usar o computador sem móveis adequados e com posturas ruins, sem dúvida, são umas das principais causas de problemas nos ombros. Manter a coluna ereta é a dica mais popular quando se fala em estação de trabalho.

Manter os ombros elevados no dia a dia: um aumento da cifose, famosa “corcunda” é um desvio muito frequente da coluna. Muitas pessoas adotam essa postura, com inclinação do tronco para frente, na hora de trabalhar, estudar, usar o celular e comer. Nessa postura, o ombro tende a se elevar mais do que deveria.

Carregar muito peso em um ombro só: carregar mochilas, bolsas e sacolas muito pesadas de um só lado vai sobrecarregar os ombros, bem como a região do pescoço e da coluna cervical. Quando isso é feito de forma rotineira, aumenta o risco do desenvolvimento de lesões nos ombros.

Caso sinta dor nos ombros, é necessário procurar ajuda de um especialista de ombro e cotovelo credenciado pela SBCOC para corretos diagnóstico e tratamento.