Ao longo do tempo, certos hábitos diários podem ter um impacto significativo na saúde dos ombros. Confira alguns:

Má postura: Manter uma postura inadequada durante atividades diárias, como sentar-se em frente ao computador, usar dispositivos móveis ou mesmo caminhar, pode levar a desequilíbrios musculares e colocar pressão extra nos ombros.

Levantar objetos pesados de maneira inadequada: Levantar objetos pesados sem usar a técnica correta de levantamento pode sobrecarregar os músculos do ombro e aumentar o risco de lesões.

Excesso de treinamento ou exercícios mal executados: Exercícios que não são realizados com a técnica adequada ou a sobrecarga excessiva dos músculos do ombro durante o treinamento podem causar lesões ou desgaste prematuro nas articulações.

Falta de alongamento e aquecimento: Pular o aquecimento e alongamento antes da atividade física pode aumentar o risco de lesões nos ombros, já que os músculos, tendões e ligamentos não estão devidamente preparados.

Dormir em uma posição inadequada: Adormecer em uma posição que coloca pressão direta sobre os ombros, como de lado, com o peso do corpo sobre o ombro, pode causar desconforto e até mesmo inflamações.

Carregar bolsas pesadas de um só lado: Carregar bolsas pesadas ou mochilas em um ombro só pode causar tensão excessiva em um dos ombros.

É importante lembrar que cada caso é diferente e os hábitos que afetam os ombros podem variar. Se você está preocupado com a saúde dos seus ombros, procure ajuda de um ortopedista de ombro e cotovelo credenciado pela SBCOC, para o melhor diagnóstico e tratamento.