O Congresso Brasileiro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo encerrou sua 15ª edição, na capital capixaba, Vitória, reunindo 600 congressistas, 140 palestrantes nacionais, seis internacionais, além de patrocinadores, expositores e toda a organização que contribuíram para o sucesso do evento, o maior da área na América Latina.
O último dia de evento teve ampla programação. Apresentações de temas livres destacaram assuntos como “Prevalência e fatores de risco para pseudoartrose nas fraturas da diáfise do úmero tratadas pela técnica Mipo: uma revisão de 10 anos”; “Avaliação do grau de satisfação do paciente submetido a cirurgia Latarjet em regime ambulatorial versus hospitalar”; e “Manguito capturado: um fator de mau prognóstico no reparo do manguito rotador”.
Na Conferência Internacional, coordenada pelo presidente da SBCOC, Carlos Henrique Ramos, e pela 2ª Secretária da Sociedade, Luciana da Silva, o cirurgião americano Joseph Iannotti ministrou a palestra “Evolução do componente glenoide: da prótese de Neer à era da prótese reversa”. Em seguida, Matthew Provencher apresentou “Tratamento da instabilidade do ombro por artroscopia – estado da arte em 2024”.
No último ciclo de atividades, mesas redondas trouxeram importantes técnicas envolvendo instabilidade glenoumeral posterior / instabilidade multidirecional; lesões miotendíneas no ombro e cotovelo e tendinopatia calcárea.
Também foram destacadas as práticas cirúrgicas abrangendo as temáticas “Instabilidade glenoumeral anterior”; “Ombro rígido + manguito”; além de cross-fire sobre “Lesão do manguito irreparável post/sup – paciente jovem”, encerrando a programação científica do CBCOC.
“Espero que tenham aproveitado muito o Congresso e retornem com muitas ideias na bagagem. A gente se vê em uma próxima oportunidade”, disse o presidente do XV CBCOC, Dr. Jair Simmer Filho.
“Obrigado a todos, foi uma honra tê-los conosco, o programa científico foi maravilhoso, a parte social também foi muito bacana, a gente está muito feliz de ter realizado um Congresso mais próximo do completo em todos os quesitos. Nos vemos em breve”, falou o presidente da SBCOC, Carlos Henrique Ramos;
E já temos um encontro marcado: de 7 a 9 de agosto de 2025, o Grand Hyatt Rio de Janeiro, na Cidade Maravilhosa, receberá o 9º Closed Meeting, focado na produção científica. Continue acompanhando os canais oficiais da SBCOC para ficar por dentro de todos os eventos e ações, e não perca nada!
Até lá!
Foto: Cloves Louzada