Na quinta-feira, 22, começou o XV Congresso Brasileiro de Cirurgia de Ombro em Cotovelo, no Centro de Convenções de Vitória, no Espírito Santo. O evento reuniu renomados profissionais nacionais e internacionais para debaterem as principais atualizações da área e as últimas inovações.

Com a participação dos Drs. Joseph Iannotti e Matthew Provencher, o evento começou com a Conferência Internacional, onde os profissionais discutiram sobre o manguito rotador. Em seguida, os congressistas tiveram a chance de debater sobre os principais assuntos de cirurgia de ombro e cotovelo, como fratura da diáfise do úmero, fratura da clavícula e os desafios na cirurgia do ombro da deficiência física.

No período da tarde, o evento foi marcado pela apresentação de temas livres, com 18 trabalhos. Após a conclusão, o espaço foi aberto para o público debater sobre os temas apresentados. Sob coordenação de Paulo Cesar Faiad Piluski e Mateus Antunes Percopi de Andrade, a segunda Conferência Internacional abordou a cabeça longa do tendão do bíceps e os fatores importantes na cicatrização do manguito rotador.

O XV CBCOC contou com a aula magna Nos Ombros dos Gigantes, realizada por Osvandré Lech e Jaime Guiotti Filho, membros fundadores da SBCOC. Os especialistas compartilharam com os congressistas suas histórias e desafios, inspirando o público.

 

Abertura

Após uma ampla programação científica, a solenidade de abertura do XV CBCOC trouxe momentos de agradecimentos e homenagens. O início da cerimônia foi marcado com a apresentação da Banda da Polícia Militar de Vitória, que entoou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Estado do Espírito Santo.

A mesa foi composta pelo presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC), Dr. Carlos Henrique Ramos; o anfitrião capixaba e presidente do XV CBCOC, Dr. Jair Simmer Filho; o presidente de Honra do CBCOC, Dr. Roberto Yukio Ikemoto; o vice-presidente da ABOT (Academia Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), Dr. Adalberto Visco e o secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo, Miguel Paulo Duarte Neto, que representou o governador, Renato Casagrande.

O presidente da SBCOC fez um agradecimento especial a todos os envolvidos para a realização do Congresso e à família pelo apoio ao longo da jornada.” Este congresso é uma oportunidade única para aprendermos uns com os outros e para fortalecer nossos laços profissionais.  Desejo a todos um evento proveitoso e inspirador”, falou.

Jair e Roberto lembraram que o Congresso capixaba era para ter acontecido em 2020, porém, em razão da pandemia, precisou ser adiado. “Estava quase tudo pronto. Agradeço ao Roberto pela tranquilidade com que resolveu as coisas e ao Carlos Henrique que, com boas ideias, melhorou o plano”, disse Jair.

Em sua fala, o presidente de Honra do CBCOC ressaltou o propósito do evento, de levar “conhecimento e aprimoramento aos nossos pacientes”.

O vice-presidente da ABOT lembrou dos grandes nomes que ajudaram na construção da história da Ortopedia e que são inspiração para a nova geração. Por fim, o secretário estadual de Saúde saudou todos os profissionais presentes, desejando que tenham uma estada repleta de alegria.

A cerimônia de abertura foi concluída com homenagens, entre as quais, aos palestrantes internacionais que participam do evento e que receberam uma réplica da árvore Sumaúma, conhecida como árvore da vida e feita em madeira de reflorestamento pela artista local Ana Paula Castro.

As esposas de Carlos Henrique, Jair e Roberto também foram homenageadas em reconhecimento ao apoio fundamental ao trabalho de seus companheiros.

Créditos: Cloves Louzada

8º Exame para Obtenção do Título de Membro da SBCOC

Antecedendo o XV CBCOC, a Sociedade realizou o 8º Exame para Obtenção do Título de Membro da SBCOC, com a última etapa na quinta-feira, 22.

Dividida em três fases – escrita, oral e habilidades, a prova contou com a participação de 77 participantes.

“Todas as fases do exame foram realizadas pela nossa Comissão de Ensino e Treinamento (CET), em conjunto com a Diretoria. A prova não tem a finalidade de excluir ninguém, mas sim de chancelar aquele bom profissional que vai começar a fazer parte da nossa Sociedade e que vai poder prover para os nossos pacientes uma boa qualidade no atendimento e na execução do tratamento, além de chancelar a prática da cirurgia de ombro e cotovelo em todo o Brasil”, falou o presidente da CET da SBCOC, Dr. Renato Aroca Zan.

A cópia do caderno de questões e do gabarito da prova escrita serão compartilhados no site da SBCOC (sbcoc.org.br), no dia 24 de agosto, a partir das 18h.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.