Sinto fortes dores no ombro e não consigo mexer. Pode ser artrose?

Antes de responder a esta pergunta, é importante explicar o que é a Artrose. A artrose é um processo de degeneração da cartilagem e, segundo o Ministério da Saúde, atinge 15 milhões de pessoas só no Brasil. A artrose geralmente acomete as pessoas mais idosas e a intensidade das queixas de dores aumenta conforme a idade, pois é um processo natural do envelhecimento devido ao desgaste das cartilagens e articulações.

As dores no ombro podem indicar a artrose glenoumeral (que é a artrose na articulação do ombro) e é uma fonte muito comum de dor e incapacidade funcional, limitando a movimentação do braço. Segundo trabalho publicado pela RBO – Revista Brasileira de Ortopedia – a artrose do ombro afeta cerca de 20% da população, com uma maior frequência na sexta ou sétima décadas de vida, mas pode acometer pessoas mais jovens.

Causas e sintomas

Como já mencionado anteriormente, a artrose é comum no processo de envelhecimento, mas outros fatores podem levar ao seu desenvolvimento como uma lesão ocasionada por movimento repetitivo, trauma (fratura ou luxação), processo inflamatório e lesões crônicas dos tendões do ombro (manguito rotador). Fatores genéticos, doenças reumatológicas e osteonecrose (infarto ósseo), também podem levar a artrose glenoumeral.

Os principais sintomas são dores no ombro e dificuldade para realizar movimentos e creptações no ombro.

Diagnóstico e tratamento

Para um diagnóstico correto, é necessária a avaliação de um ortopedista, se possível especialista em cirurgia do ombro e cotovelo. Após uma anamnese ele poderá solicitar um exame de imagem (radiografia convencional) tomografia computadorizada ou ressonância magnética, caso seja necessário avaliar outras lesões que podem estar associadas. Com essa avaliação completa, o médico poderá definir o tratamento mais adequado.

O tratamento inicial para a artrose é conservador, com o uso de analgésicos, fisioterapia e modificações das atividades da vida diária. Também é indicado o fortalecimento da região com exercícios físicos orientados e alongamento. Dependendo do grau da artrose, pode ser necessária a realização de cirurgia que pode ser por artroscopia (procedimento cirúrgico endoscópico minimamente invasivo) ou artroplastia do ombro, quando a articulação é substituída por uma prótese.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC) congrega médicos cirurgiões de Ombro e Cotovelo. Para se consultar com um médico filiado à SBCOC, faça a sua busca aqui pelo site em Localize um médico Cirurgião de Ombro e Cotovelo. 

Encontre aqui o médico cirurgião de ombro e cotovelo mais próximo:

ENCONTRAR