A luxação (quando uma articulação sai do lugar) do cotovelo acontece geralmente em quedas que, no impulso de proteger o rosto, é colocada a mão na frente. Ela acontece, com maior frequência, quando a pessoa cai com o cotovelo esticado e apoiado no chão, ocorrendo o deslocamento dos ossos do cotovelo, podendo ocorrer quando existe um trauma direto no cotovelo também. A grande maioria das luxações acontecem em adultos jovens em atividades esportivas ou recreativas.

Apesar de o cotovelo ser uma articulação com grande estabilidade, as luxações do cotovelo só perdem para as luxações do ombro, correspondendo de 10 a 25% dos casos de trauma dessa articulação, segundo dados do estudo “Protocolo de manuseio da luxação traumática aguda de cotovelo”, publicado pela RBO – Revista Brasileira de Ortopedia.

Diagnóstico e tratamento

No momento que acontece a luxação do cotovelo é comum o paciente sentir uma dor intensa com a incapacidade de realizar movimento com o braço acometido, também é possível que o local possa parecer deformado e comece a inchar. Por isso, é importante procurar ajuda imediatamente, já que a mobilização precoce (recolocar o cotovelo no lugar) produz melhores resultados funcionais.

No consultório médico, o ortopedista irá realizar o exame físico e poderá pedir uma radiografia para verificar se existem fraturas associadas. Dependendo de como for a fratura, o ortopedista poderá realizar uma manobra de redução para colocar o cotovelo no local. É possível o uso de anestesia local ou sedação para aliviar a dor.

O ortopedista poderá ainda solicitar novas radiografias para confirmar se a redução foi feita corretamente e para verificar a ausência de fraturas. Caso haja suspeita, é possível que seja solicitado um exame de imagem mais preciso como ressonância magnética ou tomografia computadorizada. Quando existem fraturas associadas e que dificultam a estabilidade do cotovelo, é recomendado o tratamento cirúrgico.

Recuperação e pós-operatório

Nos casos em que não é necessária a cirurgia, será indicada a imobilização do braço por algumas semanas, conforme a orientação do ortopedista. Após a imobilização é importante a fase de reabilitação, de preferência com a ajuda de um fisioterapeuta, para uma completa recuperação.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC) congrega médicos cirurgiões de Ombro e Cotovelo. Para se consultar com um médico filiado à SBCOC, faça a sua busca aqui pelo site em Localize um médico Cirurgião de Ombro e Cotovelo.

Encontre aqui o médico cirurgião de ombro e cotovelo mais próximo:

ENCONTRAR