O médico ortopedista Rodrigo Caetano, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, explicou em matéria da Revista QUEM, da Globo (seção Saúde), sobre o procedimento cirúrgico ao qual o ex-BBB Arthur Picoli foi submetido. O educador físico passou por um procedimento de retirada de osso para a fixação no ombro por meio de uma cirurgia aberta.

“Realizamos a cirurgia aberta ou cirurgia de Bristow-Latarjet quando o ombro desloca por múltiplas vezes, gerando uma lesão óssea. Nesses casos, é necessário retirar o enxerto de um osso chamado coracoide, e colocar esse enxerto na região anterior do ombro, para impedir que o ombro volte a se deslocar”, falou o especialista.
O cirurgião acrescentou que esse tipo de cirurgia costuma ter bons resultados, com baixo risco de o ombro voltar a deslocar. “Em poucos dias ou semanas após a cirurgia, o paciente já pode iniciar a fisioterapia e em torno de três meses, já está liberado para realizar o fortalecimento”, disse.

Confira a íntegra da matéria no link:
https://revistaquem.globo.com/saude/noticia/2024/09/entenda-cirurgia-aberta-feita-por-arthur-picoli-no-ombro-e-processo-de-reabilitacao.ghtml