O envelhecimento é um processo natural. Com o aumento da idade, crescem também as reclamações de dores no ombro. Após os 60 anos, os principais problemas são: lesão do manguito rotador e ARTROSE no ombro.

Os especialistas da SBCOC estão aptos para prevenir e auxiliar no tratamento destes segmentos e orientar os pacientes sobre as causas. Veja alguns detalhes:

O manguito rotador é um conjunto de quatro tendões e músculos que estão localizados no ombro e ajudam na mobilidade da área. Com o passar dos anos, há um enfraquecimento natural dos tendões, o que aumenta as chances de dores e lesões na área.

Já a artrose é caracterizada por um desgaste na cartilagem que recobre os ossos da região do ombro. Com isso, passa a haver dor na realização dos movimentos, já que não existe mais essa “proteção” entre os ossos.

Os tratamentos variam conforme a gravidade das lesões. Em casos mais leves, pode ser indicada a utilização de gelo, anti-inflamatórios e analgésicos que ajudam a reduzir a dor. A fisioterapia também pode ser indicada para melhorar a qualidade dos movimentos do ombro.

As abordagens cirúrgicas podem ser indicadas em cenários mais graves, quando os tratamentos clínicos não surtiram efeito ou quando o paciente apresentar algum problema de saúde que impeça a utilização de determinados medicamentos.

Aos primeiros sinais, procure auxílio profissional especializado!