Você sente como se seu ombro não estivesse “funcionando normalmente”? Algumas alterações podem ser sentidas nessa articulação, como instabilidade para manter o movimento, o que pode levar à dor. Os sintomas mais comuns são:
1- Dor noturna: dor no ombro (ou braço) que piora quando a pessoa se deita, é sem dúvida o sintoma mais comum do ombro. Entretanto, ele é pouco específico, pois pode ser causado por inúmeras doenças desta articulação.
2- Perda da rotação: quando há dificuldade em girar o ombro. Pode estar associada às condições de Ombro Congelado, Lesão do Manguito Rotador ou Artrose.
3 – Perda de elevação: quando há perda de força para elevar o ombro. Pode indicar lesões nos tendões supra-espinhosos ou outros músculos relacionados a esse movimento.
4 – A rigidez (quando há dificuldade em afastar o braço e a mão do corpo, mesmo com ajuda do outro braço ou de outra pessoa), normalmente é consequência de capsulite adesiva ou de artrose.
5 – Sensação que o ombro vai deslocar: pode aparecer lesões decorrentes de microtraumas pelo excesso de treinos e movimentos repetitivos ou decorrente de lesão provocada por luxação prévia dos ombros.
É importante lembrar que apenas um especialista pode realizar o diagnóstico preciso de cada sintoma e a condição a que ele corresponde. Por isso, caso sinta alguma dessas dificuldades de mobilidade, não hesite em buscar um ortopedista especialista associado à SBCOC.