O último dia do XIV Congresso Brasileiro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo (CBCOC) iniciou, na manhã deste sábado (20), com apresentação internacional do Dr. George Athwal, que falou a respeito da escápula patológica, sob coordenação dos especialistas José Carlos Garcia Júnior (SP) e Maria Isabel Pozzi Guerra (RS).

Na sequência, em painel coordenado pelo presidente da SBCOC, Luis Alfredo Gomez Vieira (BA) e pelo Dr. Maurício de Paiva Raffaelli (SP), o Dr. Graham King trouxe esclarecimentos acerca da artroplastia total do cotovelo.

Na ocasião, os palestrantes foram presenteados pelo presidente do XIV CBCOC e anfitrião do evento, Dr. Fabio Farina Dal Molin, com livro sobre o estado do Rio Grande do Sul.

 

Fisioterapia

Importantes ações no tratamento de lesões do ombro e cotovelo foram abordados na sala de atividades dedicada à Fisioterapia, no XIV CBCOC.

Os profissionais Roberta Neves, Ana Cristina Gonçalves Winterle, Juliana Thiago, Juliana D’Ambrosi, Paulo Henrique Ruschel, Caren Bragagnolo Cerveli, Mayara Miranda e Túlio Cézar Ramos De Menezes trouxeram aos congressistas conteúdos sobre prótese de ombro e o retorno ao esporte; reabilitação do cotovelo rígido pós fratura; abordagem fisioterapêutica em diferentes tipos de fratura do úmero e fisioterapia no reparo das lesões distais do bíceps. Como manejar o nervo ulnar nas diversas lesões do cotovelo; a reabilitação da tríade terrível do cotovelo; abordagem educacional e funcionalidade de membros superiores: um olhar sobre a postura corporal, e o uso da tecarterapia nas lesões do membro superior, completaram a programação.

 

Temas Livres

Variados temas livres também foram apresentados no último dia do CBCOC, em três salas simultaneamente, e trazidos por especialistas de diversas partes do país.

A sala “SERGIO CHECCHIA” trouxe abordagens sobre “Qual a melhor posição para fixação do coracoide no procedimento de Latarjet?”; Avaliação da cirurgia de Latarjet em atletas mulheres: coorte prospectivo com seguimento de 3 anos; e “Avaliação clínica e radiológica da técnica de Bristow-Latarjet em pacientes com 30 ou mais anos”.

Na sala “PAULO SÉRGIO SANTOS”, as temáticas foram “Validação da versão em português do questionário “Western Ontario shoulder instability index”; “Revisão sistemática Bristow versus Latarjet” e “Procedimento Cabeça Longa do Bíceps Bristow Bankart para instabilidade anterior do ombro, avaliação de série de casos prospectiva”.

Já no espaço “OSVANDRÉ LECH”, os cirurgiões do ombro e cotovelo apresentaram “O padrão da rotura do supraespinal afeta os resultados do reparo artroscópico?”; “Estabelecendo a diferença mínima clinicamente importante para as escalas UCLA e ASES após o reparo do manguito rotador” e “Tenotomia ou tenodese da cabeça longa do bíceps em associação ao reparo do manguito rotador: há influência nos resultados funcionais? Estudo de coorte retrospectivo”.

 

Mesa Redonda

Mesas Redondas finalizaram a programação do XIV CBCOC. As temáticas foram divididas em três salas. No espaço sala “SERGIO CHECCHIA”, a abordagem referiu-se à complicação na artroplastia reversa. Os cirurgiões discutiram o diagnóstico e o tratamento de infecção na artroplastia; a instabilidade na artroplastia reversa, manejo e prevenção e a fratura do acrômio – consequências e como prevenir.

Na “PAULO SÉRGIO SANTOS”, o foco do debate foi a Capsulite Adesiva – Evidências. Os especialistas trataram sobre a fisiopatologia; o bloqueio de nervo periférico; as opções de tratamento conservador e o tratamento cirúrgico.

“Miscelânea: Cotovelo” foi o assunto que norteou as discussões na sala “OSVANDRÉ LECH”, com explanações envolvendo caso clínico de epicondilite do cotovelo; tratamento conservador; infiltrações: evidências, além de tratamentos aberto e artroscópico.

Veja a cobertura completa do XIV CBCOC nas redes sociais da SBCOC (Instagram, Facebook e LinkedIn).

Fotos: Sidnei Schirmer