São muitas as pessoas com queixa de dor no ombro acompanhada de dificuldade de realização de alguns movimentos, como pentear o cabelo, vestir uma roupa ou fazer tarefas do cotidiano. Esses achados podem ter relação com a síndrome do ombro congelado ou capsulite adesiva.

Esta síndrome é mais comum nas mulheres e normalmente, ocorre entre 40 e 70 anos de idade. Ela pode não ter causa aparente ou ser secundária a alguma lesão no ombro, como uma ruptura de tendão ou um simples traumatismo. Também pode surgir após uma cirurgia no ombro. Ocorre em razão do processo inflamatório da cápsula do ombro, formado por um tecido elástico que reveste a articulação. A síndrome pode ser dividida em três fases: inflamatória, rigidez e descongelamento.

Na fase inflamatória o principal sintoma é a dor; na fase de rigidez ocorre redução da amplitude de movimento do ombro, o que melhora na fase de descongelamento.

Ao sinal de qualquer um dos sintomas destacados, recomenda-se a procura por um ortopedista credenciado pela SBCOC para avaliação e início do tratamento.