Presidente da SBCOC alerta importância de não postergar o tratamento

Recentemente, o apresentador Márcio Garcia contou, em suas redes sociais, que passou por uma cirurgia para corrigir uma ruptura no ombro que sofreu há alguns anos. As rupturas ocorrem no tendão do ombro e tem como principais causas os esforços relacionados ao trabalho, ao esporte, quedas e também ao enfraquecimento devido ao envelhecimento.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC), esse tipo de lesão acontece após o acúmulo de esforços repetitivos e a elevação de peso. Em alguns casos, a ruptura pode ocorrer em mais de um tendão.

“A ruptura do tendão pode ocorrer de diferentes formas: pode ser traumático, com uma queda, pancada, mas também pode ser por microtrauma de repetição e, quando o indivíduo tem mais de 55 anos, uma das causas pode ser a degeneração musculotendínea,” explica o presidente da SBCOC, Dr. Luis Alfredo Gomez.

Quando a pessoa não procura imediatamente um ortopedista, passa a sentir dor intensa, limitação ou mesmo impotência funcional do ombro. “Quando ocorre a ruptura, o paciente tenta elevar o braço para pegar alguma coisa e sente muita dor, e a tendência é que ele deixe o braço junto ao corpo, o que pode levar a uma atrofia de desuso e, consequentemente, a uma maior rigidez articular, agravando o quadro clínico”, pontua o especialista, salientando a importância de procurar por um médico especializado, credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo para o diagnóstico e tratamento adequado.

O presidente da SBCOC ressalta que é extremamente importante que a cirurgia seja feita o quanto antes para um melhor resultado. “Quanto mais rápido for feita a cirurgia, melhor, porque a lesão pode diminuir a força do indivíduo e quanto mais tempo se leva para fazer o reparo, maior a tendência de a lesão progredir e dificultar o procedimento cirúrgico e o processo de recuperação” finaliza Gomez.

 

Assessoria de Imprensa:

Predicado Comunicação

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144-5585 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br – (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Patrícia Soares – patricia@predicado.com.br (11) 9-9571-7400 WhatsApp