Para entender a lesão do bíceps distal é importante conhecer o músculo bíceps. O bíceps é um músculo que tem origem em dois locais no ombro, com dois tendões separados. Esses tendões se unem no braço formando um tendão único que passa por dentro do cotovelo e é nesta região, conhecida como bíceps distal, que ocorre a lesão.

A lesão do bíceps distal não é comum, envolvendo apenas 3% de todas as lesões de tendões do bíceps. Ela acomete principalmente homens ativos de meia-idade devido a algum esforço causado por uma carga excessiva ao antebraço com o cotovelo dobrado e a palma da mão voltada para cima (supinado).

No momento em que ocorre a lesão é comum os pacientes relatarem uma sensação de estalido ou um rasgo na parte anterior do cotovelo durante o movimento. Na sequência é sentida dor no local, inchaço e surgimento de edemas no cotovelo ou antebraço. O paciente também pode sentir fraqueza e limitação nos movimentos do cotovelo.

Tratamento

Geralmente, indica-se o tratamento cirúrgico em pacientes jovens e ativos, mantendo o tratamento não cirúrgico aos pacientes idosos, com baixa demanda ou que apresentam doenças que impeçam a cirurgia.

O tratamento cirúrgico busca a reinserção do tendão. A técnica aplicada irá depender do tipo de lesão e em alguns casos, quando a cirurgia não é feita na fase aguda (recente), pode ser necessário o uso de enxerto para a reconstrução do tendão.

Seja para pacientes jovens ou de mais idade, é importante se consultar com um médico cirurgião de Ombro e Cotovelo. Ele será capaz de fazer o diagnóstico e entender a necessidade de cada paciente.

Para se consultar com um médico filiado à SBCOC, faça a sua busca por meio do link https://sbcoc.org.br/encontre-um-especialista/