A população total do País chegou a 212,7 milhões em 2021, o que representa um aumento de 7,6% na comparação com 2012, início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Características Gerais dos Moradores. Os dados foram divulgados em 22 de julho desse ano pelo IBGE, que demonstrou que no intervalo de 9 anos a parcela de pessoas com 60 anos ou mais saltou de 11,3% para 14,7% da população. Em números absolutos, esse grupo etário passou de 22,3 milhões para 31,2 milhões, crescendo 39,8% no período. A partir desses dados, constata-se que a população do Brasil está mais velha e, diante disso, a SBCOC faz um convite à conscientização dos cuidados necessários para manter a saúde e a qualidade de vida da pessoa idosa.

De forma contínua, a SBCOC prioriza a abordagem preventiva e orientativa da saúde direcionada ao público de terceira idade, além de buscar soluções para reduzir o índice de hospitalização entre esse público. Isso envolve indicação de atividade esportiva, adesão a uma alimentação saudável e acompanhamento médico. Ou seja, agir de forma preventiva é necessário, pois, com o aumento na longevidade da população, as doenças relacionadas ao desgaste físico dos músculos, tendões e perda óssea também tendem a crescer.

A famosa dor no ombro, que pode trazer limitações de movimentos e perda de força, comumente está associada a alguma patologia como artrite, artrose e tendinopatias. Os tratamentos variam conforme a gravidade das lesões. Em casos mais leves, pode ser indicada a utilização de gelo, anti-inflamatórios e fisioterapia.

As abordagens cirúrgicas podem ser indicadas em cenários mais graves, quando os tratamentos clínicos não surtem efeito ou quando o paciente apresenta algum problema de saúde que impeça a utilização de determinados medicamentos.

Aos primeiros sinais, procure o auxílio de um dos profissionais credenciados pela SBCOC para orientação e prevenção das dores no ombro e cotovelo.