Dentre os problemas que mais necessitam de cirurgia, podemos destacar: lesão do manguito rotador (associada ou não à síndrome do impacto sub-acromia); artrose do ombro; luxação recidivante e rigidez do cotovelo.

 

O tipo de cirurgia dependerá de cada doença e poderá ser realizada de forma convencional (cirurgia aberta) ou minimamente invasiva (videoartroscopia).

 

As próteses de ombro são realizadas através da cirurgia aberta, já o tratamento das rupturas dos tendões do manguito rotador geralmente é realizado por vídeoartroscopia.

 

Todo procedimento cirúrgico envolve riscos. Geralmente, quanto maior a cirurgia, maiores são as chances de haver complicações. Doenças pré-existentes, como diabetes, hipertensão, arritmias e tabagismo, também aumentam o risco de complicações. Da mesma maneira, técnicas e materiais inadequados costumam prejudicar os resultados.

 

Uma adequada avaliação pré-operatória do paciente e um bom planejamento cirúrgico são fundamentais para a minimização de complicações e otimização dos resultados.