ESPECIAL 15th ICSES

 

Destaque da delegação brasileira no 15th International Congress on Shoulder and Elbow Surgery

Sob a coordenação de Alessandro Castagna e Stefano Gumina, Rome Cavallieri Waldorf Astoria, em Roma, na Itália, foi sede da 15ª edição do International Congress on Shoulder and Elbow Surgery, evento que aconteceu entre os dias 5 e 7 de setembro e é considerado a “Fórmula 1” do ombro e cotovelo no mundo.

Com público recorde de 2.000 participantes de 74 países, os nomes mais importantes da especialidade discutiram os avanços da área durante os quatro dias de evento. A participação latino-americana teve destaque, especialmente a brasileira. A delegação do Brasil foi a quinta maior, composta por 154 membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC), liderados pelo presidente, Dr. Sandro Reginaldo e toda a Diretoria.

O encontro é realizado a cada três anos, desde 1980 e, devido a sua proporção, na 5ª edição, em 1992, na capital francesa, Paris, Charles Neer, ortopedista e responsável pela fundação do Conselho Internacional de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, convocou um grupo para supervisionar a organização do evento. Segundo ele, os convocados ajudariam a facilitar a organização das conferências, que vinham se tornando cada vez maiores. O Conselho, chamado de International Board of Shoul¬der and Elbow Surgery (IBSES), foi previamente presidido pelos doutores Charles Neer, Bob Cofield, Steve Copeland e Louis Bigliani. Nos últimos sete anos, foi conduzido pelo ortopedista brasileiro, membro fundador e ex-presidente da SBCOC, Dr. Osvandré Lech, aceito por unanimidade durante o 13º ICSES, na Coreia do Sul. Durante sua gestão, Lech conduziu o cargo durante o 14º ICSES, em Buenos Aires, na Argentina, com a delegação brasileira sendo a maior do evento e, recentemente, na 15ª edição, em Roma.

Na reunião trianual presencial da entidade e na condução do “Second Summit of the Presidents of the Shoulder and Elbow Societies”, passou o cargo a Joseph Iannoti, cientista e cirurgião, dos EUA.

Ao término da gestão de Osvandré Lech, Dr. Arnaldo Amado Ferreira Neto passa a integrar o time do IBSES ao lado de Daniel Moya (Argentina), Bill Levine (EUA), Phlippe Colin (França), Hiroyuki Sugaya (Japão), Emilio Calvo (Espanha), Jin-Young Park (Coréia do Sul), Steve Roche (Africa do Sul) e Craig Ball (Nova Zelândia).

Comunicação SBCOC