Entrevista

 

Dr. Luís Alfredo Gomez Vieira novo presidente SBCOC 2022

1. O que significa para o senhor as¬sumir a presidência da SBCOC?
Um sentimento de muita honra em assumir tamanha responsabilidade em mim depositada pelos membros da SBCOC. Fruto de muito apren¬dizado e dedicação ao longo de tantos anos de envolvimento insti¬tucional.

2. Por favor, conte um pouco da sua trajetória
Baiano natural da capital Salvador, formado em Medicina pela UFPB. Residência em Ortopedia e espe¬cialização em Ombro e Cotovelo pelo IOT-HC-FMUSP. Fellowship em Ombro e Cotovelo pela Mayo Cli¬nic – EUA. Fellowship em Ombro e Cotovelo e Medicina Esportiva pela Columbia Presbiterian Hospital Uni¬versity – EUA. Presidente da SBOT Regional Bahia 2021. Mestre em Tecnologias em Saúde pela EBMSP. Doutorando em Ortopedia pelo IO¬T-HC-FMUSP. MBA de Executivo em Saúde pela FGV. Chefe do Serviço de Ombro e Cotovelo do Hospital Português da Bahia.

3. Quais são os projetos para o novo ano?
Primeiro, dar continuidade à exce¬lente gestão do meu antecessor, Dr. Marcio Cohen. E iniciaremos as nossas atividades institucionais, já planejadas nos últimos meses, com o Fórum online em fevereiro em formato mais reduzido, permitindo o acesso de todos os associados quites. Algumas novidades estão por vir. No primeiro trimestre, já em fase de úl-timos ajustes, teremos algumas ati-vidades científicas como, por exem-plo, o 1º Congresso Luso-Brasileiro de Ombro e Cotovelo, ao mesmo tempo que o tradicional Congresso Norte-Nordeste de Ombro e Coto-velo em Maceió. Voltaremos com os Cursos Itinerantes pelo país. No segundo semestre, dentre outros projetos, teremos a prova de título de especialista como prévia do CB-COC 2022, em Gramado-RS, sendo preparado com todo o carinho pela Diretoria e pelas Comissões.

4. Quais são os principais desafios para essa gestão?
Ainda vivemos as incertezas des-ta famigerada pandemia, porém, é muito importante manter o alto nível de gestão dos meus anteces-sores, com os quais muito aprendi ao longo de todos estes anos na Diretoria da SBCOC. Muitos são os desafios, mas, é primordial resgatar-mos os nossos associados inadim-plentes e manter os adimplentes, baseado num princípio fundamental de que a SBCOC é uma associação/ entidade que atua para os membros associados de todo o país, e não um “quintal” de alguma região. Vamos atrás de todos os associados, pe-dindo sugestões de melhorias. Não sabemos de tudo e com certeza te-mos muito o que dividir e aprender.

5. O que podemos destacar nas principais áreas que a SBCOC atua?
Defesa Profissional: a SBCOC vem desempenhando um papel de apoio aos nossos associados de fundamental importância no que tange os litígios com as operadoras de saúde e com questionamentos de pacientes. A Educação Continuada é um dos pilares da nossa Sociedade e se-guiremos nos voltando com toda atenção e carinho para esta pauta. O Curso de Treinamento para R4 deverá ser ampliado, inclusive, em função do alto nível de satisfação manifestado pelos nossos associados.

6. Quais são as expectativas para o ano de 2022 e para o Congresso?
Estamos muito otimistas para 2022. Acreditamos que voltaremos em pleno vapor às nossas atividades presenciais – todos com saudades de “to be in touch”. O Congresso, como já dito anteriormente, será em Gramado-RS, de 18 a 20 de agosto de 2022. Já estamos em fase bem adiantada do ponto de vista organizacional com as Comissões trabalhando a todo vapor.

7. Sobre as atividades presenciais, elas irão retornar?
Sim, sem dúvida. E a primeira atividade já será em março com o 1º Congresso Luso-Brasileiro de Ombro e Cotovelo, junto com o tradicional Congresso Norte-Nordeste de Ombro e Cotovelo em Maceió. Neste evento receberemos uma comitiva de Portugal capitaneada pelo amigo e presidente da Sociedade Portuguesa de Ombro e Cotovelo, Dr. Rui Claro.

8. Fique à vontade para acrescentar o que julgar necessário.
Entrego ao Nosso Senhor e peço a intercessão de Nossa Senhora para que, junto com a nossa Diretoria, possamos atender a todas as expectativas dos nossos associados. Convoco todos os membros associados para que ajudem na tarefa de fazer a SBCOC ainda maior e melhor. Críticas com sugestões de melhorias serão sempre bem-vindas.