DESTAQUE SBCOC

 

Sabedoria e experiência: conheça o cirurgião Martim Teixeira Monteiro

LEGENDA: Dr. Martim é o homenageado da edição

 

Martim Teixeira Monteiro, cirurgião de ombro e cotovelo, é reconhecido nacionalmente por sua habilidade cirúrgica e, acima de tudo, pela simplicidade.

Por muitos anos coordenou o Centro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo do INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia). Ainda hoje, persiste atuante no grupo, fazendo cirurgias e treinando muitos residentes que procuram se especializar nesta área.

Conheça um pouco e leia, nas palavras de seus grandes amigos, sobre o doutor que é amigo, companheiro, professor e um inquestionável cirurgião de nossa Sociedade.

 

Ao meu grande amigo, Martim!

POR MARCIO COHEN

 

LEGENDA: Martim Teixeira Monteiro e Marcio Cohen

 

É com muito orgulho que escrevo sobre o grande cirurgião e amigo Martim Teixeira Monteiro, meu companheiro às quartas-feiras. Conheci Martim na época em que eu era residente no INTO e sempre o identifiquei como uma pessoa discreta de fala calma e tom baixo.

O tempo foi passando e de residente me tornei especializando e, depois, companheiro de grupo. Desde então estou ao seu lado toda quarta-feira. Com o tempo, descobri que por trás da fala calma e do tom baixo existia, acima de tudo, sabedoria e experiência. Posso dizer que tenho a sorte e a honra de sempre aprender ao seu lado. Não somente técnicas cirúrgicas, mas, principalmente, como manter a calma e serenidade para enfrentar todo tipo de problema, seja no centro cirúrgico ou fora dele.

Martim, você, além de nosso líder, é o nosso “bombeiro”. Quando alguém tem um caso impossível para resolver, a primeira fala que ouvimos é sempre a mesma: “Chama o Martim, pergunta ao Martim, fala com o Martim”. E você sempre esteve disposto a ajudar, não importando a hora ou o local.

Sua pessoa é unânime como exemplo e o seu reconhecimento, meu amigo, é um resultado simples e natural da sua pessoa íntegra, generosa e amiga. Não posso deixar de falar sobre sua companheira de todos esses anos, Elaine. Generosa, carinhosa e atenciosa. Obrigado pela amizade de vocês e pela parceria em todos esses anos, e seguimos juntos.

 

Uma singela homenagem ao Dr. Martim

POR MARCELO CAMPOS

 

LEGENDA: Martim entre amigos: momento de confraternização dos companheiros do
Grupo de Cirurgia de Ombro e Cotovelo do INTO

 

Tive a honra e o privilégio de conhecer Martim há mais de 35 anos, quando ainda era acadêmico de Medicina. Logo me chamou atenção o cuidado e a gentileza com que Martim tratava os pacientes. Me ocorreu na época: “Quero ser um médico assim quando crescer”.

A vida correu com certo distanciamento, mas mantive minha admiração pelo médico e ser humano. Nos últimos 20 anos, Martim se destacou como um expoente e um dos grandes especialistas brasileiros na área da cirurgia do ombro e cotovelo, tendo papel de destaque na estruturação do serviço de cirurgia de ombro e cotovelo do INTO. Vem ensinando e treinando dezenas de ortopedistas, dos mais jovens aos mais experientes. Sempre se pauta pela ética na atividade médica e com maestria para a tomada de decisão e execução de técnicas cirúrgicas.

Tenho o privilégio de gozar de sua amizade, e inúmeras vezes me aconselhei e me aconselho com Martim sobre casos complexos, além de ter tido oportunidade de operar com Martim em muitas ocasiões (verdadeiras aulas de cirurgia). Por essas e muitas outras razões, faço aqui um agradecimento público ao grande Dr. Martim por tudo que ele é como médico e como pessoa. Uma benção estar próximo de você, meu amigo.

 

Dr. Martim: um exemplo a ser seguido

POR BRUNO LOBO BRANDÃO

 

Dr. Martim Monteiro é uma daquelas raras figuras no mundo de quem todos falam bem. Não conheço uma pessoa sequer que não faça comentários positivos e nutra sentimentos fraternos por ele. Lembro que ele adorava nos dar conselhos, fazendo sempre questão de frisar a importância de ter muitos amigos e poucos (ou nenhum) inimigos.

Me sinto honrado e privilegiado por ter tido a oportunidade de trabalhar durante a maior parte da minha carreira com o Dr. Martim, que sempre foi um misto de colega e eterno mestre. Apesar de sua inquestionável competência profissional, com rara habilidade cirúrgica e vasta experiência nos casos complexos, sempre manteve uma incrível humildade, por vezes até exagerada.

Além disso tudo, Martim é um grande amigo, daqueles que você pode contar quando está nas piores dificuldades. Sempre disponível para ajudar, mesmo nas épocas em que passou por momentos difíceis devido a uma inacreditável sequência de problemas de saúde pessoais e familiares, os quais vem heroicamente superando um a um. É um exemplo de correção, postura e ética, tanto em sua vida profissional quanto pessoal.

Em resumo, considero Dr. Martim Monteiro um ícone da cirurgia do ombro no Brasil. Um exemplo no qual procuro sempre me inspirar e que deve ser seguido pelas gerações futuras de cirurgiões de ombro e cotovelo.