COMISSÕES E REGIONAIS

 

Neste ano, a SBCOC está empenhada na coordenação de antigos e novos projetos, que devem beneficiar os associados e toda a comunidade especializada em cirurgia da mão e cotovelo. Em vista disso, as Comissões têm papel importante para desenvolver estratégias que propiciem que os trabalhos sejam realizados com dinamismo. Confira os detalhes a seguir:

 

CEC - COMISSÃO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

O Programa de Educação Continuada, que foi iniciado na gestão 2021 com foco nos estagiários (R4) dos serviços de formação credenciados, será aprimorado nesse ano, e passará a ter até cinco eventos científicos visando complementar a formação dos futuros membros da SBCOC.

A Comissão está à frente dos grandes eventos da Sociedade previstos para esse ano, como a organização do Congresso Luso Brasileiro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo, que ocorrerá em março, em Maceió (AL), juntamente com o Regional Norte e Nordeste. Além do Congresso Brasileiro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo, que será realizado em agosto, em Gramado (RS).

Já para o fim do ano, a Comissão planeja a grade cientifica para o dia da especialidade de ombro e cotovelo, que marcará presença no Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, que ocorrerá em Florianópolis (SC), em novembro.

 

COMISSÃO DE ENSINO E TREINAMENTO

Em 2022, houve a fusão do Comitê de Ensino e Treinamento com o Comitê de Prova com o objetivo de unificar os departamentos. Esta estratégia propiciou maior rapidez para o lançamento do edital de prova para a obtenção do título de membro da Sociedade.

O edital foi lançado durante o V Fórum da SBCOC, realizado em 12 de fevereiro. Foram nainda reforçadas as orientações aos candidatos, que deverão realizar a prova de forma presencial durante o Congresso Brasileiro de Ombro e Cotovelo, em Gramado. O objetivo é que os participantes possam ser melhor avaliados, o que torna o processo mais justo e enriquecedor.

A Comissão também apresenta novidades, e está elaborando um novo projeto de intercambio entre os serviços credenciados da SBCOC, para enriquecer o aprendizado durante o estágio de Cirurgia do Ombro e Cotovelo.

 

COMISSÃO DE DEFESA PROFISSIONAL

Esta Comissão, criada recentemente, visa a valorização do cirurgião de ombro perante a sociedade e operadores de saúde, e está atrelada à necessidade de buscar por melhores condições de trabalho para os associados da especialidade.

Como meta, propõe-se o auxílio / assessoria aos colegas que estejam em situações de conflito profissional, que envolvam instituições, pacientes ou condutas diante de casos específicos.

 

COMISSÃO DE PUBLICIDADE E MARKETING (COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL)

A SBCOC se propõe a estimular ainda mais a comunicação entre a Sociedade e seus associados. Para isso, os conteúdos orientativos e de apoio serão cada vez mais frequentes, classificados em:

• Artigos Científicos;

• Atualização sobre a especialidade, que será voltada aos associados e à população, por meio de divulgação em posts e releases;

• Textos sobre políticas públicas, gestão, defesa profissional e dicas de apps para os associados;

• Agenda de eventos e reuniões.

 

A partir desse ponto, destacamos as iniciativas propostas pelas comissões regionais, confira:

 

REGIONAL SUDESTE

Está em execução o planejamento e formulação da grade cientifica do módulo ombro e cotovelo, que integrará o Congresso Nacional de Artroplastia, organizado pela SBOT-RJ (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional Rio de Janeiro) em parceria com a SBCOC.

Está prevista ainda a realização de Webinars que abordem a cirurgia de cotovelo, com a participação de convidados internacionais.

 

REGIONAL CENTRO-OESTE

São propostas estratégias de fortalecimento para que a participação da regional Centro-Oeste seja ainda maior. Para isso, uma nova equipe será montada para coordenar ações e promover o crescimento da Sociedade como um todo.

 

REGIONAL NORTE E NORDESTE

A SBCOC N/NE está ativamente trabalhando na organização do maior evento regional deste ano, o I Congresso Luso-Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo e o XIII Congresso Norte Nordeste de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Vai acontecer entre os dias 24 e 26 de março em Maceió (AL), e contará com a participação de nomes relevantes da ortopedia portuguesa e brasileira.

Além disso, a Regional dará apoio institucional aos eventos de integração, como os cursos itinerantes planejados para serem realizados em Campina Grande (PB) e Teresina (PI), bem como outros eventos locais de interesse científico aos associados.

 

POR FIM, A SBCOC NACIONAL SEGUE A ESTIMULAR A PRESENÇA DOS MEMBROS NO XIV CBCOC, PREVISTO PARA 18 A 20 DE AGOSTO, EM GRAMADO (RS).